Segmentos

Educação Infantil

Infantil 1

Os Primeiros Passos

O momento de ir à colégio é um dos mais importantes, tanto para as crianças quanto para os pais, pois marca a entrada dos pequenos no mundo social. E se isso acontece entre os 4 e 15 meses de idade, provavelmente, seja a primeira separação real entre o bebê e a família.

A adaptação no Berçário significa identificar as necessidades dos bebês, priorizá-las e saber a forma de atendê-las. Assim, cuidar da criança é sobretudo compreender sua singularidade, identificar e responder as suas necessidades, como pessoa que está em contínuo crescimento e desenvolvimento. Isso inclui interessar-se sobre o que a criança sente, pensa e o que ela sabe sobre si e sobre o mundo, visando a ampliação desses conhecimentos e de suas habilidades, que aos poucos a tornarão mais independente e mais autônoma.

Nessa fase, além de todo o cuidado que os bebês necessitam, o Colégio Trilha auxilia no desenvolvimento das múltiplas linguagens da criança.

Infantil 2

Nem bebê, nem criança

Quando os pequenos chegam aos dois anos, algumas pessoas se referem a essa fase como a primeira adolescência, pois não são nem bebês, nem crianças. Por isso, a rotina do Infantil 2 está toda adaptada para esse momento muito importante da vida deles.

A sala de aula é dividida em dois espaços: um igual ao Berçário, pois ainda precisam da brincadeiras no chão (tapete), e outro com mesinhas para que comecem a exercitar a postura de “estudante”, como sentar corretamente, realizar atividades em folhas de papel e até mesmo com os brinquedos de encaixe e quebra-cabeça.

O banheiro é apropriado para a faixa etária, pois é nessa fase que acontece o desfralde, realizado nos períodos mais quentes, como verão e primavera. E iniciam o uso do parque infantil.

Aos poucos, vamos mostrando como é bom ser criança. Como podem aproveitar os movimentos que vão se ampliando e a fala que trará outras possibilidades.

Infantil 3

Novos desafios pela frente!

Por volta dos três anos de idade, as crianças já deixaram muitas das marcas de bebê e começam a ter um comportamento mais infantil. Além disso, usam todo o espaço do colégio com mais independência.

As atividades são diferentes, pois começam a gostar mais do desenho, do papel, dos lápis e canetinhas. Começam a representar aquilo que estão pensando e a figura humana aparece (com cabeça, braços e tronco que normalmente é representado por uma bola e dois pauzinhos para as pernas).

Começa também a surgir curiosidade pelas letras. Então, aproveitamos para explorar o movimento de pinça (ato de segurar corretamente o lápis) que vai ser fundamental para a escrita no futuro. Ao final do ano, grande parte dos alunos saberá escrever seu próprio nome, reconhecer os nomes dos amigos da turma e identificar as letras do alfabeto.

Infantil 4

Participando da vida social e escolar de seu filho

Princesas e super-heróis! Nossos filhos estão crescendo muito rápido, não é mesmo?! Entre 4 e 5 anos de idade, o mundo simbólico permeia a rotina da criança, e eles gostam muito de se colocar no lugar dos personagens. Por isso, o colégio fica atenta para não trocarem o mundo real pelo imaginário.

Nessa fase, usam todo o espaço do colégio com mais independência e passam a ter mais autonomia nas aulas de Educação Física.

É no Infantil 4 que eles exploram cada vez mais a escrita e aprendem a escrever as primeiras palavras. Nesta nova etapa, os pequenos levam pesquisas para fazer em casa, e começa aí uma fase em que pais e filhos compartilham juntos conhecimentos, o que ajuda a melhorar ainda mais o desempenho e aprendizado das crianças.

Uma das mudanças que consideramos essenciais é o jantar feito em família, em casa. Agora, as crianças fazem um lanche reforçado no colégio e passam a jantar com seus familiares. Segundo pesquisas, dividir a mesa com pessoas queridas contribui no desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, com a melhora no vocabulário e no desempenho escolar.

Infantil 5

Preparando-se para o Fundamental

Agora, além das pesquisas, os alunos começam a ter algumas tarefas para fazer em casa. Algumas crianças já começam a ler, escrever e deixam qualquer adulto admirado. Mas, ao mesmo tempo, é preciso de muita paciência por parte dos pais devido às perguntas incansáveis, como o que está escrito em todos os lugares. Por isso, nessa fase é importante incentivar a leitura, levá-los a contação de histórias e livrarias para ajudar a baixar a ansiedade.

Diferenciais

– Nossa Nutricionista: realiza acompanhamento nutricional das crianças, a fim de diagnosticar algumas patologias ou carências. Elabora, semanalmente, cardápio balanceado respeitando as faixas etárias e as dietas especiais e a alimentação é preparada no colégio.

Além disso, realiza palestras, capacitação dos colaboradores da cozinha e orientação aos educadores com o intuito de promover hábitos e práticas alimentares saudáveis, além de todos os cuidados em cumprir e garantir as normas da vigilância sanitária.