Segmentos
Educação Infantil
Infantil 1
Os Primeiros Passos
O momento de ir à colégio é um dos mais importantes, tanto para as crianças quanto para os pais, pois marca a entrada dos pequenos no mundo social. E se isso acontece entre os 4 e 15 meses de idade, provavelmente, seja a primeira separação real entre o bebê e a família.
A adaptação no Berçário significa identificar as necessidades dos bebês, priorizá-las e saber a forma de atendê-las. Assim, cuidar da criança é sobretudo compreender sua singularidade, identificar e responder as suas necessidades, como pessoa que está em contínuo crescimento e desenvolvimento. Isso inclui interessar-se sobre o que a criança sente, pensa e o que ela sabe sobre si e sobre o mundo, visando a ampliação desses conhecimentos e de suas habilidades, que aos poucos a tornarão mais independente e mais autônoma.
Nessa fase, além de todo o cuidado que os bebês necessitam, o Colégio Trilha auxilia no desenvolvimento das múltiplas linguagens da criança.
Infantil 2
Nem bebê, nem criança
Quando os pequenos chegam aos dois anos, algumas pessoas se referem a essa fase como a primeira adolescência, pois não são nem bebês, nem crianças. Por isso, a rotina do Infantil 2 está toda adaptada para esse momento muito importante da vida deles.
A sala de aula é dividida em dois espaços: um igual ao Berçário, pois ainda precisam da brincadeiras no chão (tapete), e outro com mesinhas para que comecem a exercitar a postura de “estudante”, como sentar corretamente, realizar atividades em folhas de papel e até mesmo com os brinquedos de encaixe e quebra-cabeça.
O banheiro é apropriado para a faixa etária, pois é nessa fase que acontece o desfralde, realizado nos períodos mais quentes, como verão e primavera. E iniciam o uso do parque infantil.
Aos poucos, vamos mostrando como é bom ser criança. Como podem aproveitar os movimentos que vão se ampliando e a fala que trará outras possibilidades.
Infantil 3
Novos desafios pela frente!
Por volta dos três anos de idade, as crianças já deixaram muitas das marcas de bebê e começam a ter um comportamento mais infantil. Além disso, usam todo o espaço do colégio com mais independência.
As atividades são diferentes, pois começam a gostar mais do desenho, do papel, dos lápis e canetinhas. Começam a representar aquilo que estão pensando e a figura humana aparece (com cabeça, braços e tronco que normalmente é representado por uma bola e dois pauzinhos para as pernas).
Começa também a surgir curiosidade pelas letras. Então, aproveitamos para explorar o movimento de pinça (ato de segurar corretamente o lápis) que vai ser fundamental para a escrita no futuro. Ao final do ano, grande parte dos alunos saberá escrever seu próprio nome, reconhecer os nomes dos amigos da turma e identificar as letras do alfabeto.
Infantil 4
Participando da vida social e escolar de seu filho
Princesas e super-heróis! Nossos filhos estão crescendo muito rápido, não é mesmo?! Entre 4 e 5 anos de idade, o mundo simbólico permeia a rotina da criança, e eles gostam muito de se colocar no lugar dos personagens. Por isso, o colégio fica atenta para não trocarem o mundo real pelo imaginário.
Nessa fase, usam todo o espaço do colégio com mais independência e passam a ter mais autonomia nas aulas de Educação Física.
É no Infantil 4 que eles exploram cada vez mais a escrita e aprendem a escrever as primeiras palavras. Nesta nova etapa, os pequenos levam pesquisas para fazer em casa, e começa aí uma fase em que pais e filhos compartilham juntos conhecimentos, o que ajuda a melhorar ainda mais o desempenho e aprendizado das crianças.
Uma das mudanças que consideramos essenciais é o jantar feito em família, em casa. Agora, as crianças fazem um lanche reforçado no colégio e passam a jantar com seus familiares. Segundo pesquisas, dividir a mesa com pessoas queridas contribui no desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, com a melhora no vocabulário e no desempenho escolar.
Infantil 5
Preparando-se para o Fundamental
Agora, além das pesquisas, os alunos começam a ter algumas tarefas para fazer em casa. Algumas crianças já começam a ler, escrever e deixam qualquer adulto admirado. Mas, ao mesmo tempo, é preciso de muita paciência por parte dos pais devido às perguntas incansáveis, como o que está escrito em todos os lugares. Por isso, nessa fase é importante incentivar a leitura, levá-los a contação de histórias e livrarias para ajudar a baixar a ansiedade.
Diferenciais
- Programa bilíngue Standfor - (Inglês diariamente sem custo adicional);
- Colégio parceiro Google for education;
- Espaço digital com tablets, notebook e lousa digital;
- Agenda digital
- Ambiente monitorado;
- Profissionais capacitados (pedagogos com pós graduação);
- Aulas extras sem custo adicional, com professor especialista de: Música, Ballet, Judô, Robótica, Inglês e Educação Física;
- Aqui os alunos vivenciam tudo que aprendem. Trabalhamos com Sistema Trilhas de Ensino da FTD;
- Temos suporte de uma equipe multidisciplinar representada por: nutricionista, psicóloga, fonoaudióloga, dentista e pediatra;
– Nossa Nutricionista: realiza acompanhamento nutricional das crianças, a fim de diagnosticar algumas patologias ou carências. Elabora, semanalmente, cardápio balanceado respeitando as faixas etárias e as dietas especiais e a alimentação é preparada no colégio.
Além disso, realiza palestras, capacitação dos colaboradores da cozinha e orientação aos educadores com o intuito de promover hábitos e práticas alimentares saudáveis, além de todos os cuidados em cumprir e garantir as normas da vigilância sanitária.
- Oferecemos curso de férias, em janeiro e julho (com taxa adicional);
- Não emendamos feriados, para alunos dos integral;
- Horário estendido: integral das 7h às 19h; Intermediário com 7 horas de permanência; Horário pedagógico com 4h30 de permanência.