Diferenciais da Educação Infantil
O Infantil 1 é uma nova fase na vida dos pequenos, que agora já estão
andando ou quase lá. Eles já conseguem entender o que os adultos falam e até arriscam uma palavra ou
outra.
Antes de iniciar as aulas, o educador busca conhecer algumas características das crianças, gostos ou
medo, para que o bebê possa se sentir mais seguro. Fazemos uma adaptação gradativa, de acordo com a
disponibilidade da família, e normalmente em uma semana a criança está praticamente adaptada.
Através de nossa proposta pedagógica e de profissionais qualificados, proporcionamos às crianças um
local seguro e lúdico que possibilite a aprendizagem de forma prazerosa, lúdica e divertida.
Quando os pequenos chegam aos dois anos, algumas pessoas se referem a essa fase como a primeira
adolescência, pois não são nem bebês, nem crianças. Por isso, a rotina do Infantil 2 está toda adaptada
para esse momento muito importante da vida deles.
A sala de aula é dividida em dois espaços: um igual ao Berçário, pois ainda precisam da brincadeiras no
chão (tapete), e outro com mesinhas para que comecem a exercitar a postura de “estudante”, como sentar
corretamente, realizar atividades em folhas de papel e até mesmo com os brinquedos de encaixe e
quebra-cabeça.
O banheiro é apropriado para a faixa etária, pois é nessa fase que acontece o desfralde, realizado nos
períodos mais quentes, como verão e primavera. E iniciam o uso do parque infantil.
Aos poucos, vamos mostrando como é bom ser criança. Como podem aproveitar os movimentos que vão se
ampliando e a fala que trará outras possibilidades.
Por volta dos três anos de idade, as crianças já deixaram muitas das marcas
de bebê e começam a ter um comportamento mais infantil. Além disso, usam todo o espaço do colégio com
mais independência.
As atividades são diferentes, pois começam a gostar mais do desenho, do
papel, dos lápis e canetinhas. Começam a representar aquilo que estão pensando e a figura humana aparece
(com cabeça, braços e tronco que normalmente é representado por uma bola e dois pauzinhos para as
pernas).
Começa também a surgir curiosidade pelas letras. Então, aproveitamos para explorar o movimento de pinça (ato de segurar corretamente o lápis) que vai ser fundamental para a escrita no futuro. Ao final do ano, grande parte dos alunos saberá escrever seu próprio nome, reconhecer os nomes dos amigos da turma e identificar as letras do alfabeto.
Princesas e super-heróis! Nossos filhos estão crescendo muito rápido, não é
mesmo?! Entre 4 e 5 anos de idade, o mundo simbólico permeia a rotina da criança, e eles gostam muito de
se colocar no lugar dos personagens. Por isso, o colégio fica atenta para não trocarem o mundo real pelo
imaginário.
Nessa fase, usam todo o espaço do colégio com mais independência e passam a
ter mais autonomia nas aulas de Educação Física.
É no Infantil 4 que eles exploram cada vez mais a escrita e aprendem a
escrever as primeiras palavras. Nesta nova etapa, os pequenos levam pesquisas para fazer em casa, e
começa aí uma fase em que pais e filhos compartilham juntos conhecimentos, o que ajuda a melhorar ainda
mais o desempenho e aprendizado das crianças.
Uma das mudanças que consideramos essenciais é o jantar feito em família, em
casa. Agora, as crianças fazem um lanche reforçado no colégio e passam a jantar com seus familiares.
Segundo pesquisas, dividir a mesa com pessoas queridas contribui no desenvolvimento e a aprendizagem das
crianças, com a melhora no vocabulário e no desempenho escolar.
Agora, além das pesquisas, os alunos começam a ter algumas tarefas para
fazer em casa. Algumas crianças já começam a ler, escrever e deixam qualquer adulto admirado. Mas, ao
mesmo tempo, é preciso de muita paciência por parte dos pais devido às perguntas incansáveis, como o que
está escrito em todos os lugares. Por isso, nessa fase é importante incentivar a leitura, levá-los a
contação de histórias e livrarias para ajudar a baixar a ansiedade.
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